A viagem ativa

Como se sabe, muitas escolas levam seus alunos em viagens pedagógicas para diversos destinos em todo o país e até para fora do Brasil. A pergunta que se suscita a partir disso é simples: os educadores sabem planejar, executar e avaliar os seus estudos de campo? Ainda mais, as escolas conseguem transformar as suas viagens – realmente – em atividades pedagógicas? Essas viagens estão aliadas às competências previstas pela BNCC? Os alunos se aprofundam nas áreas de conhecimento? Existe interdisciplinariedade? Os alunos tomam uma posição passiva durante a viagem ou assumem uma postura ativa e participativa durante a jornada? Os professores sabem aplicar metodologias ativas em uma viagem pedagógica? Como se faz para utilizar storytelling, PBL, gamificação, sala de aula invertida, tecnologias, entre outros métodos educacionais durante a viagem?

O que se observa no mercado educacional é que os educadores planejam e executam estudos do meio e viagens pedagógicas, ainda, de uma maneira bastante artesanal e sem a profundidade que a atividade possibilita e pede. Essa atitude tem nome e se chama desperdício! Desperdício de tempo, energia e, sem dúvidas, de dinheiro.

Dinheiro é sempre uma questão importante. Muitos pais não estão dispostos a investir uma soma considerável em uma viagem que não traga, de fato, os retornos esperados. Ninguém está desprezando a diversão, o entretenimento e o conhecimento de outros lugares e, em especial, de lugares atraentes turisticamente. Mas, quando essa jornada está ancorada em um robusto projeto educacional, é muito mais proveitoso para todos os atores envolvidos nesse processo.

Por tudo isso, é fundamental que as viagens pedagógicas propostas por uma escola sejam detalhadamente planejadas a partir de objetivos essencialmente educacionais. Todos precisam estar envolvidos nas metas propostas pela escola para que essa viagem ocorra com segurança, qualidade de serviços, amizade, diversão e muita aprendizagem.

Sobre o Autor

Max Franco
Escritor, professor, consultor e palestrante, trabalha com viagens pedagógicas e educação há 30 anos. É autor de 7 livros, entre eles “A jornada do aprendiz: storytelling e metodologias ativas na educação”.

0 Comentários

Deixe seu comentário

Entre em contato conosco


Horário de funcionamento:

Seg-Sex 9h - 18h

Tel:

(19) 3288-0828

(19) 3212-2010

Endereço:

Rua Luís Otávio, 201

Taquaral, Campinas/SP

CEP 13087-018

e-mail: contato@universoludico.com.br