Aula invertida e estudos do meio

Você que é educador já ouviu falar em sala de aula invertida?

É possível usar a metodologia da aula invertida em um estudo do meio ou em uma viagem pedagógica?

Pois é, há pouco tempo eu também nem imaginava em sala de aula invertida até que o professor Max Franco, especialista em Inovação em Educação e Coordenador pedagógico da Agência Universo Lúdico, me apresentou um livro chamado: “Sala de Aula Invertida – Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem”, de Jonathan Bergmann e Aaron Sams.

Como professor, é essencial nos dias de hoje buscar metodologias ativas para a aprendizagem.  Eu me lembro bem das minhas aulas de ciências nas quais procurava me diferenciar em relação aos métodos praticados para a aprendizagem do ensino fundamental II. Eu sempre me esforcei para aplicar novas formas de docência e, com esse intuito, trabalhava com desenhos esquematizados, pesquisa em biblioteca, vídeos e saídas para estudos do meio, porém nem sempre conseguia atender a todos os alunos em relação as suas dificuldades.

A sala de aula é um método que permite alcançar todos os alunos e estreitar o relacionamento, dentro de uma programação, onde o principal é o rompimento de um paradigma em relação aos métodos tradicionais e o comprometimento do professor na mediação do conhecimento e elaboração das rotinas.

Nesse método, o professor aproveita o tempo que tem na sala de aula não para veicular conteúdos em sala de aula de modo expositivo. Prática que, muitas vezes, se torna maçante para os alunos e que possibilita que nem todos consigam acompanhar.

Com a metodologia da Aula invertida, o professor faz uso de alguma plataforma virtual e “envia” para os alunos as aulas expositivas sobre determinados temas. O aluno vai ter acesso aos conhecimentos disponibilizados em casa, no horário que bem desejar, podendo assistir à aula gravada quantas vezes desejar e achar que precisa. Em vez de entregar os conteúdos no horário da aula ele vai veiculá-los como atividade de extraclasse através de ferramentas como vídeos que são bem aceitos pelos alunos. Na sala de aula, entretanto, esses conteúdos serão trabalhados a partir de diversas atividades propostas pelos professores, o que proporcionará mais tempo para lidar com aluno individualmente e nivelar o conhecimento da turma.

No estudo do meio ou em uma viagem pedagógica a aula invertida pode ser igualmente eficiente. Basta que antes da viagem os conhecimentos contemplados no roteiro possam ser trabalhados por meio de vídeos, podcasts, exposições e quaisquer metodologias que previamente tratem dos conteúdos associados aos destinos visitados. Durante a viagem, o papel dos educadores e guias é de aprofundar esses conhecimentos fazendo uso de diversas metodologias que casam muito bem com a aula invertida: gamificação, storytelling, PBL, debates e tudo que a criatividade e o tempo permitirem. Não há muitas fronteiras para um educador criativo e comprometido. Os profissionais da agência e professores exercem a função de mediadores e consultores do conhecimento para auxiliar os alunos no campo.

Sobretudo depois das competências propostas pela BNCC, cada vez mais é necessário que as escolas e as agências parceiras saibam fazer uso de metodologias ativas para estimular os alunos a serem protagonistas dos próprios processos de aprendizado.

A agência Universo Lúdico se coloca no mercado como a melhor parceira das escolas no planejamento e na execução das suas viagens de estudos. Para alcançar esse ousado e exigente objetivo, todos os profissionais da Universo Lúdico não poupam esforços. É justamente por isso que a Universo Lúdico desenvolve constantes treinamentos internos e se esmera sempre para propor os mais inovadores projetos de estudos do meio e viagens pedagógicas ancorados nas mais modernas metodologias educacionais.

Douglas  Ribeiro

 

Sobre o Autor

Max Franco
Escritor, professor, consultor e palestrante, trabalha com viagens pedagógicas e educação há 30 anos. É autor de 7 livros, entre eles “A jornada do aprendiz: storytelling e metodologias ativas na educação”.

0 Comentários

Deixe seu comentário

Entre em contato conosco


Horário de funcionamento:

Seg-Sex 9h - 18h

Tel:

(19) 3288-0828

(19) 3212-2010

Endereço:

Rua Luís Otávio, 201

Taquaral, Campinas/SP

CEP 13087-018

e-mail: contato@universoludico.com.br