Fazenda Ibicaba

A Fazenda Ibicaba busca através desse estudo recuperar aspectos importantes da história do Brasil no século XIX , tais como : a escravidão, o ciclo do café e a imigração européia

A Fazenda Ibicaba conserva um importante conjunto arquitetônico, representativo do ciclo do café, formado pela sede centenária, da capela, a senzala, a tulha, os terreiros e aquedutos construídos pelos escravos, o prédio da escola, a torre do relógio com seu mirante, bem como as máquinas antigas para benefício do café.

Com o objetivo de viabilizar a preservação e divulgação tanto da história da imigração como do ciclo do café, a Fazenda Ibicaba está desenvolvendo um projeto de natureza turística e educacional, aliadas a atividades ecológicas e de lazer, dirigido à estudantes de 1º e 2º graus de escolas particulares da capital e do interior.

Objetivos:

Recuperar aspectos importantes da história do Brasil no século XIX , tais como : a escravidão, o ciclo do café e a imigração européia.

  • ESCRAVIDÃO : a vida dos escravos nas fazendas, o processo de abolição da escravatura, etc.
  • CICLO DO CAFÉ : importância econômica do processo de desenvolvimento do país, reflexos sociais e políticos, ciclo de produção.
  • IMIGRAÇÃO EUROPÉIA : identificar as causas, as épocas e os principais povos que imigraram para o Brasil, e a vida dos colonos nas fazendas.
    Conhecer uma Fazenda de café do século XIX e seu funcionamento.
    Conhecer a história da Fazenda Ibicaba e seu papel nos processos da abolição da escravatura, da imigração européia e na industrialização do país.
    Conhecer aspectos da arquitetura do período.
    Pretendemos que esse estudo se dê de forma lúdica e natural, intercalado por atividades esportivas e de lazer, adequadas para cada faixa etária.

Entre em contato conosco


Horário de funcionamento:

Seg-Sex 9h - 18h

Tel:

(19) 3288-0828

(19) 3212-2010

Endereço:

Rua Luís Otávio, 201

Taquaral, Campinas/SP

CEP 13087-018

e-mail: contato@universoludico.com.br