Desenvolver atividades em trilhas interpretativas com vivencias que promovam o conhecimento da necessidade de áreas de preservadas e a interação harmoniosa das ações do ser humano com o desenvolvimento da vida nas florestas.

SDC – O Sítio Duas Cachoeiras, é uma área rural localizada na serra da Mantiqueira, onde são desenvolvidos os trabalhos de cultivos Agroecológicos e orgânico, criação de animais e conservação e recuperação do solo e água e das florestas nativas.
Associado a este ritmo diário, o SDC vem atuando como Centro de Educação Ambiental e Centro de Pesquisas em Agroecologia e

Reservas Ambientais, estimulando a conscientização destas atividades, com adultos e crianças de todas as idades. São estudos, inseridos dentro do contexto e do ritmo do SDC, dedicados a difundir formas de aplicação de métodos de trabalho agrícola, que proporcionam maior harmonia com o Reino Mineral, Vegetal e Animal.

Procurando assim, conscientizar-se cada vez mais, a cada dia, sobre a verdadeira relação entre todos os seres do Cosmos, e o significado real da Vida. Este é um trabalho independente, desenvolvido informalmente, e não está ligado a nenhuma instituição ou religião.
Na teia da vida, dentro desta rede de informações, o SDC estará dispondo dos dados que vem reunindo desde 1985, durante o desenvolvimento de suas atividades.

Objetivo

Desenvolver atividades em trilhas interpretativas com vivencias que promovam o conhecimento da necessidade de áreas de preservadas e a interação harmoniosa das ações do ser humano com o desenvolvimento da vida nas florestas. Estas atividades poderão ser acompanhadas de apresentação artística interativa, de dança-teatro, com histórias relacionadas ao tema de estudo.

Projetos Educacionais:

  • A Vida das Águas;
  • A Floresta e sua Vida ;
  • Agroecologia e Agricultura Orgânica;
  • Da Ovelha ao Tecido – tecelagem manual e animais domésticos
  • Casa das Ervas – as plantas medicinais no dia-a-dia do ser humano e da floresta;

A VIDA DAS ÁGUAS – e a água em nossas vidas.

Temas abordados:

Recursos hídricos, bacias e micro bacias hidrográficas, a formação de nascentes e rios, importância da mata ciliar, o ciclo da água e as interações que o ser humano pode fazer para manter suas necessidades básicas diárias de uso da água.

  • Atividade desenvolvida por um guia, que será um professor, biólogo ou ecólogo da equipe da RPPN;
  • Atividade artística interativa de dança-teatro, arte ecologia desenvolvida por bailarinos e atores da equipe de arte-educação da RPPN; esta atividade é opcional e conforme disponibilidade de data

A FLORESTA E SUA VIDA – a exuberância do reino vegetal, o poder do reino animal e a essencialidade do reino mineral.

Temas abordados:

Formação das florestas, a interação entre os vegetais, no ciclo de vida; a gênese do solo (botânica e mineral);

A vida animal na floresta, a fauna silvestre, as aves, os insetos e os micro-organismos, os ciclos de vida;

A sustentabilidade de um sistema vivo – a floresta.

  • Atividade desenvolvida por um guia, que será um professor, biólogo ou ecólogo da equipe da RPPN;
  • Atividade artística interativa de dança-teatro, arte-ecologia desenvolvida por bailarinos e atores da equipe de arte-educação da RPPN; esta atividade é opcional e conforme disponibilidade de data.

AGROECOLOGIA e AGRICULTURA ORGÂNICA – integração homem-natureza

Temas abordados:

A transição de sistemas agrícolas convencionais atuais para sistemas agroecológicos, que interagem com o ecossistema;

Diferença entre agricultura orgânica e ?convencional?, química sintética, transgênicos e agrotóxicos; Sistemas Agroflorestais – SAF, em busca da harmonia;

Reencontro com a unidade, as formas de agricultura dos povos antigos e nativos.

  • Atividade desenvolvida por um guia, que será um professor, biólogo ou ecólogo da equipe da RPPN;
  • Atividade artística interativa de dança-teatro, arte ecologia desenvolvida por bailarinos e atores da equipe de Arte-educação da RPPN;

DA OVELHA AO TECIDO – tecelagem manual e animais domésticos

Temas abordados:

Visita à Casa das Ovelhas, contato e alimentação das ovelhas, conhecimento da vida das ovelhas, a integração dos animais na vida do sítio, o processo de tosquia e as diversas destinações da lã, no estábulo observar a separação do esterco para a transformação em composto orgânico;

Visita até a sala da tecelagem e acompanhar o processamento e transformação da lã -lavagem, cardação, fiação tingimento e tecelagem- em diversos produtos – tapetes, tecidos, roupas, acolchoados.

  • Atividade desenvolvida por um guia, que será um professor, biólogo ou ecólogo da equipe da RPPN;
  • Atividade artística interativa de dança-teatro, arte ecologia desenvolvida por bailarinos e atores da equipe de arte-educação da RPPN;

A CASA DAS ERVAS – as plantas medicinais no dia-a-dia do ser humano e da floresta;

Temas abordados:

A visita ao campo, à mata é o momento de criar oportunidade e abrir espaço para o educando estudar os recursos naturais utilizados na manipulação e utilização dos medicamentos caseiros, além de conhecer os potenciais da flora nativa e as diversas formas de plantio, colheita e secagem destas ervas. A possibilidade de conhecer também todo o processo de preparação dos medicamentos e de estabelecer suas relações com os ritmos e ciclos biológicos que envolvem este trabalho. Caracterizam pontos importantes desta proposta. Observação no campo e nos canteiros as plantas de usos medicinais;

Visita à ?Casa das Ervas?, laboratório onde são preparados os chás e medicamentos caseiros; Conhecer o processo de secagem, de preparo de pós, tinturas, pomadas e sabões medicinais, para uso humano, animal e vegetal.

  • Atividade desenvolvida por um guia, que será um professor, biólogo ou ecólogo da equipe da RPPN;
  • Atividade artística interativa de dança-teatro, arte ecologia desenvolvida por bailarinos e atores da equipe de arte-educação da RPPN; esta atividade é opcional e conforme disponibilidade de data.

Entre em contato conosco


Horário de funcionamento:

Seg-Sex 9h - 18h

Tel:

(19) 3288-0828

(19) 3212-2010

Endereço:

Rua Luís Otávio, 201

Taquaral, Campinas/SP

CEP 13087-018

e-mail: contato@universoludico.com.br