MAAS - Museu Aberto de Astronomia

Através de uma mostra rotativa, palestras e observação in loco, o MAAS quer instigar o estudante a fazer uma reconexão com o Universo.

A Astronomia nestes últimos anos vem ganhando cada vez mais notoriedade nos meios de divulgação. Graças aos avanços da tecnologia, somos capazes de enxergar e ver detalhes com os quais antes nem sonhávamos.

Assim, percebe-se a importância dos Observatórios Astronômicos em estimular a percepção e a curiosidade do público leigo, bem como induzi-lo à reflexão sobre o nosso papel no planeta Terra e no Universo. É importante também notar que são poucas as cidades em nosso país que possuem Observatórios e espaços voltados para o desenvolvimento da Astronomia em geral.
Agora, a cidade de Campinas, que já possui um renomado Observatório, ganha mais um Centro Astronômico.

Esse espaço é o M.A.As , Museu Aberto de Astronomia.

Através de uma mostra rotativa, palestras e observações in loco, nosso espaço quer instigar o visitante a fazer uma reconexão com o Universo, levando-o ao resgate do olhar para a noite estrelada, para a dimensão infinita do Cosmo, coisas que temos em nosso dia a dia e nem nos damos mais ao trabalho de perceber.

O Programa de visitação relacionado ao Museu Aberto de Astronomia é formado pelos seguintes módulos:

Espaço Vivo:
Um momento onde os alunos conversam com um dos Astrônomos responsáveis pelo MAAS.

Mirante e Pontos Cardeais:
Este mirante é um dos locais mais altos do Municipio de Campinas, a cerca de 1080 metros de altitude. No espaço “Pontos Cardeais” cada quadrante é nomeado com a sua respectiva história.

Jardim das Curiosidades:
Artefatos com simbolismo celeste, estátuas e figuras mitólogicas e uma simulação cênica de um conjunto de Petróglifos (inscrições rupestres)

Museu de Astronomia:
Uma instigante exposição sobre a história do Universo e a relação química entre ele e o surgimento da vida na Terra. Conta com uma tabela Periódica Cósmica, Fotos Comparativas e exposição de dados celestes. Um painel com uma foto real da via Láctea, feita na região da Serra das Cabras.

Telescópio Solar:
Telescópio que permite ver o sol em H-Alfa, onde as explosões solares e outros eventos são vistos na superfície solar.

Celostato:
Telescópio Solar especial que projeta dentro de um espaço apropriado uma imagem do Sol em Luz em Tempo Integral, com mais de 1 metro de diâmetro.

Astro Cine Teatro:
Espaço ao ar livre, com uma arena frete a um mural rochoso, para exibvição de filmes, palestras e apresentações diversas para pequenos grupos.

Praça dos Quatro Elementos:
Espaço dedicado a Fogo, Ar, Terra e Água, com suas lendas, mitologias e informações científicas.

Astroteatro:
Teatro circular a céu aberto, usado para contar as lendas e mitologias das principais Estrelas e Constelações e também para observações de Chuvas de Meteoros.

Roll Off:
A estrutura de Observatório consiste em um prédio sistema roll-off (teto corrediço) com um telescópio Cassegrain de 250mm. Aqui se observam Planetas, a Lua e Objetos Siderais.

Rádio Telescópio:
Instrumento de rádio frequência com antena de 10 metros de diâmetro, que opera em 1.4Ghz da linha do hidrogênio. Com este instrumento podemos escutar os ruídos de um objeto estelar e mostrar, pelo uso do programa Stellarium, qual objeto está sendo observado.

Cine Lunar:
Instalado na estrutura do futuro Planetário do M.A.As., é um espaço coberto onde são projetadas animações e short-movies com assuntos de interesse de cada faixa etária.

Espaço Explora:
Experimentos didáticos ao ar livre, com relógios de sol, lançamentos de foguetes d´água, crateras de impacto, constelações em 3D, energia solar e dendrocronologia (observação dos anéis em árvores para estudo de atividade).

ESPAÇO MEIA LUA
A cobertura do nosso planetário foi edificada para abrigar uma réplica fiel de uma metade da lua, em estrutura de resina, com alto relevo, onde ficam claras as formações de crateras, antigos oceanos e falhas geológicas, explicadas ao vivo por monitores do projeto

ESPAÇO SATURNO
Uma instalação temática que abriga uma sala de exposição, onde se encontra uma maquete mecânica do Sistema Solar, com todos os Planetas e Luas realizando suas orbitas originais em torno do Sol. Essa maquete fica à altura do alcance dos observadores, e pode ser elevada até o teto da sala ambiente, em meio a projeções de imagens dos planetas em telas de vídeo. (previsto para Janeiro de 2018)

Entre em contato conosco


Horário de funcionamento:

Seg-Sex 9h - 18h

Tel:

(19) 3288-0828

(19) 3212-2010

Endereço:

Rua Luís Otávio, 201

Taquaral, Campinas/SP

CEP 13087-018

e-mail: contato@universoludico.com.br