Salto e Barra Bonita

Em Salto é possível abordar as questões ambientais, a qual nos permite fazer um comparativo do rio Tiête que já passou pela cidade de São Paulo e em Barra Bonita compararmos as diferenças sobre a preservação e qualidade da água.

Salto

A região onde a cidade de Salto está inserida é uma das pioneiras no processo de penetração do território desde a segunda metade do século XVI. Registros históricos dão conta da presença de uma aldeia dos índios guaianás ou guaianazes.
Pelo município passa um dos trechos mais acidentados do rio Tietê, considerado o indicador natural de caminhos para exploradores, missionários e autoridades coloniais. No século XX, todos viajantes que passavam pelas cidades de São Paulo e Itu e vinham a “Salto de Itu” para ver a cachoeira. O imperador D. Pedro II visitou a cachoeira por duas vezes.
A cidade se chama Salto devido a esta cachoeira. Este mesmo acidente geográfico também deu o nome à cidade vizinha de Itu, que em tupi-guarani significa “salto”. A cidade chamou “Salto de Itu” até 1917, quando fora tirado o aposto Itu do nome de nossa cidade. Desde o início, indicador natural de caminhos para exploradores, missionários e autoridades coloniais.

Barra Bonita

Navegar pelo rio Tietê é um programa inesquecível, uma vez que o Tietê, além de oferecer uma paisagem encantadora, é um rio transbordando de histórias, grandes feitos e aventuras.
Também é conhecido como rio das Entradas e Bandeiras, ou o Rio dos Bandeirantes, pois, através deste Rio, os Bandeirantes promoveram o desbravamento e colonização do sertão Paulista e ele foi chamado de Anhumas, Anhembi e hoje o tão famoso Rio “TIETÊ’.
Através da eclusa (elevador de águas) é feita a transposição do desnível de 26 m, entre a vazante do Rio Tietê e a Bacia de Acumulação da Hidroelétrica.
A Eclusa de Barra Bonita foi inaugurada em 1973 com a embarcação Tibiriçá, da Navtur.

Atividades
– Aproveitamento econômico do solo durante o percurso realizado
– Importância econômica do Tietê
– História dos Bandeirantes à Hidrovia Tietê-Paraná
– Funcionamento de uma eclusa
– Impacto ambiental causado pela construção de uma Usina Hidrelétrica
– Qualidade da água e o nível de poluição

Temas de estudo
História, Biologia e Geografia.

Entre em contato conosco


Horário de funcionamento:

Seg-Sex 9h - 18h

Tel:

(19) 3288-0828

(19) 3212-2010

Endereço:

Rua Luís Otávio, 201

Taquaral, Campinas/SP

CEP 13087-018

e-mail: contato@universoludico.com.br