Serra do Japi - Fazenda Guaxinduva

A Serra do Japi é um raro remanescente de Mata Atlântica do Estado de São Paulo. A Fazenda Guaxinduva tem mais de 1000 hectares de mata com fauna preservada, recuperada, sequestrando carbono, produzindo ar limpo e belas paisagens.

A serra do Japi é uma pequena cadeia montanhosa localizada no sudeste do estado de São Paulo. Com seus 354 quilômetros quadrados de área, cujo ponto culminante atinge 1.250 metros de altitude, faz divisa com quatro municípios: Jundiaí, Pirapora do Bom Jesus, Cajamar e Cabreúva, e apresenta um grande número de espécies e vegetais.

A região é um raro remanescente da Mata Atlântica no interior do estado de São Paulo[1]. As belezas naturais constituídas de matas secundárias em solo de quartzo, são dignas de preservação como fatores de equilíbrio ecológico e climático. Tombada pelo CONDEPHAAT, através da Resolução 11 datada de 8 de março de 1993 e declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1992.

A Serra do Japi é um raro remanescente de Mata Atlântica no Interior do Estado de São Paulo. A riqueza de sua biodiversidade está diretamente relacionada ao fato de que a Serra do Japi se localiza em uma região ecotonal, ou seja, uma região de encontro de dois tipos de florestas: a Mata Atlântica característica da Serra do Mar e a Mata Atlântica do interior paulista.

Devido à localização estratégica da Serra do Japi entre grandes metrópoles, como São Paulo e Campinas, e à sua proximidade com as principais rodovias do Estado, a Serra do Japi enfrenta atualmente pressões e ameaças como: Expansão urbana e grande pressão imobiliária;

Temas abordados:

Biologia, Ciências, Geografia e História;

Parcelamentos irregulares do solo e implantação de loteamentos irregulares e clandestinos; Extração mineral e vegetal; Desmatamentos; Atividades de caça; Incêndios; Atividades de lazer predatórias e incompatíveis com a preservação dos recursos naturais e Disposição inadequada de lixo.

Objetivos:

Educação Ambiental, Preservação, Importância dos recursos hídricos, fauna, flora, etc…

Entre em contato conosco


Horário de funcionamento:

Seg-Sex 9h - 18h

Tel:

(19) 3288-0828

(19) 3212-2010

Endereço:

Rua Luís Otávio, 201

Taquaral, Campinas/SP

CEP 13087-018

e-mail: contato@universoludico.com.br