Barco Escola da Natureza
Localizado na cidade de Americana, o Barco Escola da Natureza é uma excelente opção para aprofundar temas estudados na sala de aula como meio ambiente, bacia hidrográfica e água
Até a década de 80, a Praia dos Namorados e a Praia Azul eram muito frequentadas por turistas que vinham de todas as regiões para se banhar e ficar em contato com a natureza.Com o passar dos anos toda essa beleza foi se perdendo, devido à degradação do meio ambiente, em especial o rio Atibaia. Foi então Criada a Associação Barco Escola da Natureza, pelo ambientalista João Carlos Pinto, no ano de 2000, com o objetivo de promover educação e conscientização ambiental, tendo como primeiro programa desenvolvido “Navegando nas Águas do Conhecimento”.
O programa “Navegando nas Águas do Conhecimento” consiste no desenvolvimento de ações que visam a Educação Ambiental através do estudo do meio. Os monitores do programa fazem com que os participantes proponham possíveis soluções e discutam as problemáticas socioambientais. O Barco Escola da Natureza oferece aos educadores, de todas as disciplinas, uma formação continuada antes da visita ao programa, para auxiliá-los nas atividades e discussões em sala de aula, objetivando a continuidade das ações junto ao meio ambiente.
Proposta pedagógica
– Através da Educação Ambiental, sensibilizar crianças, jovens e adultos em relação à atual situação de degradação ambiental encontrada no Reservatório de Salto Grande, relacionando-a com a problemática ambiental nacional e planetária.
– Viabilizar Projetos que promovam a educação ambiental em todas as faixas etárias da sociedade;
– Elaborar e desenvolver material didático-pedagógico e informativo dentro de cada Projeto da Associação Barco Escola da Natureza;
– Introduzir e discutir conceitos de: bacias hidrográficas, reservatórios, usos múltiplos da água, mata ciliar, consumo consciente e responsabilidade social;
– Discutir o processo de perda da qualidade e quantidade das águas do Reservatório e as consequências para a população local e regional;
– Oferecer subsídios para o desenvolvimento de um cidadão consciente do ambiente total, preocupado com os problemas associados a este, e que propriedade e disponibilidade para atuar como defensor da preservação da natureza;
– Apoiar na produção de trabalhos científicos realizados na região do reservatório, visando o manejo sustentável dos recursos naturais para as futuras gerações;
– Promover a integração do ser humano com a natureza.
Temas de estudo
Ciências e geografia