Brasília-DF

Arte, história, cultura e desenvolvimento nacional são temas pilares nesta viagem espetacular ao centro do Brasil.

O Distrito Federal, onde está localizada Brasília, capital do país é uma das 27 unidades federativas do Brasil, capital do país. A nova capital foi fundada em 21 de Abril de 1960, construída em três anos e dez meses, através de um projeto de mudança da capital nacional liderado pelo presidente Juscelino Kubitschek.

Situado em área de cerrado entre altitudes que variam entre 1.070 e 1.200 metros, a capital do Brasil está plantada num dos ecossistemas mais diversificados e injustamente desprestigiados do país. Manancial de águas a correrem em lençóis profundos, alimentando a existência de árvores ancestrais: o jacarandá-do-mato, o pau-pombo, o ipê-amarelo, o pequizeiro, a copaíba e a peroba. E, também, frutíferas exóticas, como o buriti e a guariroba.

PRAÇA DOS TRÊS PODERES

É um amplo espaço aberto entre os três edifícios monumentais que representam os três poderes da República: o Palácio do Planalto (Executivo), o Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e o Congresso Nacional (Legislativo). Como em quase todos os logradouros de Brasília, a parte urbanística foi idealizada por Lúcio Costa e as construções foram projetadas por Oscar Niemeyer.

CENTRO CULTURAL TRÊS PODERES

O Centro Cultural Três poderes é formado pelo Espaço Lúcio Costa, o Panteão de Pátria Tancredo Neves e o Museu da Cidade:

  • ESPAÇO LÚCIO COSTA – O Espaço Lúcio Costa foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A inauguração ocorreu em 1992, ano que o arquiteto homenageado, Lúcio Costa, completou 90 anos. Trata-se de uma edificação subterrânea, constituída por uma grande sala na qual se encontra a maquete do Plano Piloto de Brasília, além de um núcleo de vídeo e sala de leitura, com publicações relacionadas à Brasília.
  • PANTEÃO DA PÁTRIA – PANTEÃO DA LIBERDADE E DA DEMOCRACIA – Idealizado como um espaço para homenagear os heróis nacionais e construído entre 1985 e 1986 com recursos da Fundação Bradesco. Um dos monumentos mais populares chega a receber mais de 1.000 visitantes por dia. Sua edificação lembra o formato de uma pomba e foi inaugurado pelo presidente José Sarney em 07 de setembro de 1986.
  • MUSEU DA CIDADE – Projetado por Oscar Niemeyer, tinha por finalidade preservar para a posteridade os trabalhos que se referissem à história da construção de Brasília. É o museu mais antigo do município e foi inaugurado às doze horas e trinta minutos do dia 21 de abril de 1960, mesmo dia da inauguração da cidade. Este monumento é um marco histórico em Brasília, pois a solenidade de sua inauguração representou a transferência oficial da Capital Federal do Rio de Janeiro para Brasília.
CATEDRAL METROPOLITANA

Em 12 de setembro de 1958 foi lançada a pedra fundamental da Catedral Metropolitana de Brasília, que é uma expressão do gênio artístico do arquiteto Oscar Niemeyer.

Na praça de acesso ao templo, encontram-se quatro esculturas em bronze com três metros de altura, representando os evangelistas. O altar foi doado pelo papa Paulo VI e a imagem da padroeira Nossa Senhora Aparecida é uma réplica da original que se encontra em Aparecida – São Paulo.

PONTE JUSCELINO KUBITSCHEK

Também conhecida como Ponte JK liga o Lago Sul – Paranoá e São Sebastião – à parte central do Plano Piloto, através do Eixo Monumental, atravessando o Lago Paranoá. Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, a estrutura da ponte tem um comprimento de travessia total de 1200 metros, largura de 24 metros com duas pistas, cada uma com três faixas de rolamento, duas passarelas nas laterais para uso de ciclistas e pedestres com 1,5 metros de largura e comprimento total dos vãos de 720 metros.

PALÁCIO DA ALVORADA

O Palácio é designado como a residência oficial do presidente da República Federativa do Brasil. Situa-se às margens do Lago Paranoá, tendo sido o primeiro edifício inaugurado em Brasília, em junho de 1958.

brasilia1
CATETINHO

Construído em apenas 10 dias, em novembro de 1956, antes mesmo de Brasília ser inaugurada. Primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek.

É um prédio simples, feito de madeira, e conhecido como “Palácio de Tábuas”. Foi planejado sem conforto ou honras oficiais, para que o Presidente não se distanciasse dos trabalhadores, que viviam em barracos e tendas.

Abre-se ao visitante a antiga suíte presidencial, a sala de despachos, o quarto dos membros do governo, o quarto de hóspedes e a sala de refeições no térreo. Uma visita imperdível às origens singelas da nossa capital federal.

PALÁCIO DO ITAMARATY

É a sede do Ministério das Relações Exteriores, também conhecido como Palácio dos Arcos. No lago que circunda o prédio está o Meteoro, escultura de Bruno Giorgio, formada por cinco blocos de mármore que correspondem aos cinco continentes.

O acervo de arte do Itamaraty tem obras dos mais renomados artistas brasileiros, como Cândido Portinari, Mary Vieira, Manabu Mabe, Franz Weissmann, Alfredo Ceschiatti e Victor Brecheret, além de esculturas, tapeçarias, adornos refinados e móveis dos séculos 17 e 18.

CÂMARA DOS DEPUTADOS

É o nome dado às câmaras baixas de congressos ou parlamentos bicamerais. Este nome também é empregado para designar algumas casas legislativas de países com sistema unicameral legislativo.

Através deste órgão, o Poder Legislativo consegue cumprir papel imprescindível perante a sociedade do País, desempenhando três funções primordiais para a consolidação da democracia: representar o povo, legislar sobre os assuntos de interesse nacional e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos pelo Poder Executivo.

MEMORIAL JK

É um museu do Distrito Federal projetado por Oscar Niemeyer, inaugurado em 12 de setembro de 1981 e dedicado ao ex-presidente brasileiro Juscelino Kubitschek fundador da cidade de Brasília. No local, encontram-se o corpo de JK, diversos pertences, como sua biblioteca pessoal, e fotos tanto dele como de sua esposa Sarah. Apresenta obras projetadas por Athos Bulcão em sua área externa, um vitral desenhado pela artista Marianne Peretti sobre a câmara mortuária e uma escultura de 4,5 metros de autoria de Honório Peçanha.

MUSEU DA IMPRENSA

Foi inaugurado em 13 de maio de 1982, nos jardins da Imprensa Nacional. Seu prédio possui 680 metros quadrados de peças e documentos raros, alguns únicos, como é o caso do primeiro clichê de um desenho feito no Brasil, à planta da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Outra peça que atrai visitantes de todo o mundo é o Prelo Machado de Assis, uma máquina de impressão inglesa fabricada em 1833. Existem apenas dois exemplares em todo o mundo. Uma curiosidade: ela funcionou na Imprensa Nacional até 1940.

MUSEU DE VALORES DO BANCO CENTRAL

O museu apresenta cédulas, moedas, títulos financeiros de vários países do mundo, além de barras e pepitas de ouro, máquinas de cunhar moedas.

Criado pelo Banco Central, o Museu de Valores tem o objetivo de preservar a história da evolução da moeda nacional, contribuindo para a memória do País. Lá é defendida a ideia de que o dinheiro é um importante instrumento para registrar o desenvolvimento sócio-econômico do país.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB

A Universidade Pública Federal de Brasília foi elaborada em 1961, mas idealizada três anos antes, através de uma ampla discussão sobre sua estrutura física e seu projeto de ensino. A UnB foi fundada em 21 de abril de 1962, fazendo parte do Plano Piloto da capital. Na concepção visual de seus prédios, foi decisiva a participação dos mesmos idealizadores de Brasília, os arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

TORRE DE TV DE BRASÍLIA

É uma torre de transmissão televisiva construída em Brasília e inaugurada em 1967 com 224 metros de altura, contendo o Museu das Gemas. Possui um mirante panorâmico a 75 metros de altura com capacidade para 150 pessoas, que foi inaugurado em 1965. Há duas atrações turísticas localizadas junto à sua base — uma tradicional feira de artesanato e a Praça das Fontes. À sua frente encontra-se a escultura “Era Espacial” de Alexandre Wakenwith.

brasilia3

Entre em contato conosco


Horário de funcionamento:

Seg-Sex 9h - 18h

Tel:

(19) 3288-0828

(19) 3212-2010

Endereço:

Rua Frei Manoel da Ressurreição, 1518

Jd. Guanabara,  Campinas

CEP: 13073-221

e-mail: contato@universoludico.com.br