Cidades Históricas – MG

Uma viagem pelo túnel do tempo para conhecer uma parte fundamental da história do Brasil.

Uma viagem para vivenciar tudo aquilo que está nos livros e se aprende na escola.
As cidades históricas de Minas Gerais possuem um rico e incomparável acervo artístico e arquitetônico, encontrados nas suntuosas igrejas, museus, ruas e casas que preservam toda a tradição e cultura.

Marcadas pelo ciclo do ouro, escravidão e ideais revolucionários como a Inconfidência Mineira, as cidades históricas guardam relíquias como a arte barroca, conhecida no mundo inteiro pelas obras de artistas como Aleijadinho e Ataíde. O estado possui o maior acervo barroco do Brasil e algumas cidades como Ouro Preto receberam o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. A religiosidade de Minas está expressa nas belíssimas igrejas e festas populares que atraem turistas de todas as partes, que se encantam com a hospitalidade de um povo tão acolhedor.

CONGONHAS

Chamada de “cidade dos profetas” pela magnífica obra do mestre Aleijadinho, a série dos doze profetas esculpidas em pedra sabão na entrada da igreja do Senhor Bom Jesus. Por toda a riqueza e grandiosidade esse conjunto foi tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

OURO PRETO

Ouro Preto fascina quem a conhece pela riqueza e grandiosidade do maior conjunto de arquitetura barroca do Brasil.

Principal referência de cidade histórica, a antiga Vila Rica foi construída por escravos e artistas como Aleijadinho, no auge do ciclo do ouro, possuindo um valioso acervo cultural em suas igrejas e museus. Quem visita os pontos turísticos de Ouro Preto ganha uma verdadeira aula de história, da época da escravidão passando pelo movimento da Inconfidência Mineira. Por tudo isso, recebeu o título de Patrimônio da Humanidade, sendo, inclusive, a primeira cidade brasileira a receber essa condecoração.

SÃO JOÃO DEL REI

São João Del Rei é uma das mais importantes cidades históricas de Minas Gerais, dona de um valioso patrimônio cultural artístico do período colonial brasileiro. Com igrejas imponentes como Nossa Senhora do Pilar e de São Francisco de Assis e belos casarios coloniais, este destino retrata a época do ciclo do ouro e da Inconfidência mineira, movimento revolucionário que lutava pela liberdade do país.

TIRADENTES

Uma das cidades mais importantes do estado, Tiradentes consegue reunir todos os elementos que representam Minas Gerais, através da história, cultura, arte e culinária. Encontra-se em Tiradentes um dos mais belos acervos barrocos do país e as lembranças da época da Inconfidência Mineira, riquezas que a tornaram um Patrimônio Histórico Nacional.

MARIANA

Mariana pode ser chamada de “berço de Minas Gerais”, afinal foi a primeira vila, primeira capital e primeira cidade do estado. Sua importância para a história é percebida pela arquitetura colonial dos casarões, igrejas, praças e ruas do

Município. Fundada em 1711, Mariana é hoje uma das mais importantes cidades do Circuito do Ouro, tendo como grande atrativo turístico na região a Mina da Passagem.

Entre em contato conosco


Horário de funcionamento:

Seg-Sex 9h - 18h

Tel:

(19) 3288-0828

(19) 3212-2010

Endereço:

Rua Frei Manoel da Ressurreição, 1518

Jd. Guanabara,  Campinas

CEP: 13073-221

e-mail: contato@universoludico.com.br